quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A aquisição da escrita pela criança

A aquisição da escrita pela criança

Um nome importante é Emília Ferreiro. Ela, desde a década de 80 do século XX, estuda os processos de construção da escrita pela criança. Suas pesquisas tiveram uma grande colaboração para entendermos esse processo, mas é importante ter em mente que ela não criou um método de alfabetização, como ouvimos muitas escolas erroneamente apregoarem, e sim, procurou observar como se realiza a construção da linguagem escrita na criança.

Você sabe o que é Psicogênese?

A psicogênese pressupõe um sujeito que constrói ativamente seu saber, o qual incorpora informações percebidas no mundo externo à estrutura cognitiva transformando-a, pelo esquema de assimilação, em um processo de reorganização das hipóteses que já tenha elaborado. A língua escrita passa a ser concebida não como um código (com elementos e relações previamente dados), mas como um sistema de representação da linguagem.

Desta forma, há muita relação com o conceito de Letramento, já visto anteriormente.

Os estudos de Ferreiro (1985) foram decisivos na compreensão de quanto os métodos de alfabetização tradicionais são um obstáculo para o processo construtivista de Aquisição da Escrita, visto operarem com seqüências não estabelecidas pelas crianças, determinando critérios de facilidade ou dificuldade que não coincidem com o sujeito, ou seja, com a criança.


Veja abaixo os estágios de evolução, que segundo Ferreiro (1995), as crianças passam durante o contato com os sinais gráficos:

Nível Pré-silábico: As crianças apresentam, de início, escritas chamadas de indiferenciadas, pois são compostas por uma série de traços idênticos, garatujas ou grafismos primitivos; não têm controle sobre a quantidade de letras usadas para escrever e, também, não demonstram preocupação com critérios diferenciados entre si, até o momento em que começam a fazer tentativas sistemáticas de estabelecer diferenciadores entre os grafismos produzidos.

um elefante

uma formiguinha


Escreve elefante com muitas letras e formiguinha com poucas

letras (realismo nominal).

É característica desse nível a crença de que letras e sílabas não podem se repetir na mesma palavra. Exemplo:

AIUNOÁUX – ABACAXI

BXUNAF - MAÇA


Nível Silábico

Nessa fase, o aprendiz procura realizar uma correspondência entre grafia e sílaba, geralmente uma grafia para cada sílaba. Mas, podem apresentar letras que não apresentam relação com a palavra que escreve.

A criança acha que pode escrever tudo o que deseja, embora aquilo que tenha sido escrito por ela não possa ser lido pelos outros; aceita a possibilidade de escrever palavras menores com poucas letras, porém, ainda com certa dúvida, existindo a possibilidade de utilizar uma letra para cada palavra, ao escrever uma frase. E, ainda, não consegue distinguir categorias lingüísticas como artigo, substantivo, verbo, etc.

Veja os Exemplos:

• CIA – calcinha

• AS – sapo.

Nível Silábico-Alfabético

A criança começa a sintetizar que cada grafia corresponde a um som, embora seja possível ela falhar, pelo fato de estar em um conflito nesse momento. O sujeito precisa negar a lógica da hipótese silábica, tentando superá-la, por parecer-lhe precária, escrevendo, por isso, às vezes no nível silábico, outras no sistema alfabético, veja os exemplos encontrados em Ribeiro e Cócco:

• CIOLA – camisola ;

• TIAO – Tiago;

• KVAO – cavalo.

Nesse nível, a criança está quase alfabetizada, pois sua grafia começa a sintetizar o som que ouve, como no caso de cavalo, no qual ela utiliza a letra K para representar o som da primeira sílaba da palavra.

Nível Alfabético

É a fase em que o sujeito estabiliza a hipótese de que a sílaba se decompõe em unidades menores. O aprendiz começa a perceber, a diferença entre letra, sílaba, palavra e frase, ainda que, em alguns momentos, não divida, convencionalmente, as palavras da frase, mas o faça de acordo com o ritmo frasal.

Fonte: Letramento: Um tema em três gêneros. Magda SOARES. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica: 2004.

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