domingo, 21 de junho de 2009

Letramento e Alfabetização

Letramento e Alfabetização
Primeiramente, é importante esclarecer que o termo Letramento é uma palavra “recém-chegada ao vocabulário da Educação e das Ciências Linguísticas” (SOARES, 2004, p. 15). Até a segunda metade dos anos 80 somente havia espaço para o termo Alfabetização. Porém, sabe-se que a concepção de Educação e as perspectivas que a permeia são as responsáveis para que aquele termo tenha se tornado cada vez mais frequente no discurso escrito.
Veja a diferença entre um indivíduo alfabetizado de um indivíduo letrado:

Alfabetizado:
é aquele indivíduo que sabe ler e escrever
Letrado:
o indivíduo que vive em estado de letramento, é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita.
Desta forma, você possui uma responsabilidade muito grande em relação à formação de seu aluno, pois não basta apenas ensinar o sistema de códigos de escrita para a criança. Você deve levá-la a saber utilizar esse código na sociedade que a permeia, saber interpretar os aspectos referentes à sociedade em que vive e saber compreender sua realidade.
Assista o filme abaixo, que apresenta de forma muito clara o que é
Letramento:


Por meio desse filme pode-se verificar que o letramento é mais amplo do que a Alfabetização,
pois compreende aspectos sócio-históricos. A criança letrada é capaz de conviver melhor em sociedade, pois compreende os sentidos sócio-ideológicos dos códigos escritos que a envolve.

Fonte: Letramento: Um tema em três gêneros. Magda SOARES. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica: 2004.

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